Uma das maiores revelações da MPB após o Tropicalismo, Marisa Monte é uma cantora e intérprete de primeira linha. Foi preparada para o estrelato por ninguém menos que Nelson Motta que conta o processo em detalhes no seu livro Noites Tropicais (veja aqui a “trilha sonora” do livro).

Marisa começou a cantar na Italia e depois em bares de Ipanema. A canção Bem que Se Quis entrou na trilha de uma novela e serviu de estopim para seu sucesso a partir daí. Depois lançou o album Mais com hit atrás de hit.

Motta dizia que a voz e o jeito de cantar de Marisa Monte se dava bem com qualquer estilo musical. Ela é uma cantora que pode se dar ao luxo de não ficar presa somente ao Samba ou MPB. E de fato seus álbuns trazem canções de todos esses estilos e também alguns hits internacionais.

A certa altura de seus ensaios com Marisa, Nelson Motta se apaixonou perdidamente por ela e não foi correspondido. Mas isso serviu somente como pretexto para ser consolado em particular, ao vivo e em pessoa por ninguém menos que João Gilberto e seu violão. Leia seu excelente livro Noites Tropicais para saber mais.